segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Biografia de Amedeo Avogadro

Lorenzo Romano Amedeo Carlo Avogadro foi um grande químico e físico italiano. Nasceu em Turim, em 9 de agosto de 1776. Ele era filho do Conde Filippo Avogadro e Anna Maria Vercellone. Seu pai era um advogado célebre, tendo sido eleito presidente do senado de Piemonte em 1799, enquanto lá reinava Vittorio Amadeo III.

Foi para a escola de Turim, seguir carreira de advogado eclesiástico(a Igreja Católica mandava em tudo naquela época), formando-se bacharel em Direito em 1792, com apenas 16 anos!

4 anos depois defendeu seu doutorado. Mesmo tendo uma carreira de sucesso na advocacia (fora secretário da prefeitura de Eridano) Avogadro manifestou,desde cedo, interesse pelas ciências naturais,estudando por sua própria conta, química,física e matemática.
Sua primeira pesquisa científica ele fez junto com seu irmão Felice sobre eletricidade. E ele fez suas pesquisas tão bem que se tornou demonstrador na Academia de Turim.

Em 1809 foi admitido como professor de física no Reale Collegio di Vercelli.

Em 1811, Avogadro publicou um artigo em um jornal científico, onde mostrava a diferença entre moléculas e átomos(tendo ele mesmo cunhado o termo molécula).

Dizia também que no caso da água, uma molécula de oxigênio reagiria com duas moléculas de hidrogênio e sua fórmula era H2O.
Depois formulou sua hipótese: "Iguais volumes de quaisquer gases encerram o mesmo número de moléculas, quando medidos nas mesmas condições de temperatura e pressão".

O seu trabalho porém, foi negligenciado, pois seus contemporâneos recusaram-se a aceitar essa ideia.Além disso estava na moda a Eletroquímica, desenvolvida por Galvani e por Volta, que teve o seu pesquisador, Berzélius, contra o princípio de Avogadro, pois acreditava que uma composição química deveria ser formada pela atração de partículas contendo cargas opostas. Esse conceito prevaleceu por quase sessenta anos após a publicação dos trabalhos de Avogadro.

Era casado com Felicitá Mazzé e teve seis filhos. Avogadro trabalhava só, escrevia em jornais pouco divulgados e era muito religioso e modesto.

Em 1820 Avogadro obteve a cadeira de física da universidade de Turim e escreveu vários trabalhos sobre questões de química e de física.

Em 1850, retirou-se da universidade.

Avogadro morreu em Turim, em 9 de julho de 1856.

Somente em 1858, quando Stanislao Canizzarro estabeleceu em definitivo a teoria atômico-molecular, é que a hipótese de Avogadro foi universalmente consagrada como lei.


Caricatura de Avogadro


Avogadro nasceu e morreu na cidade de Turim, na Itália.


Bibliografia consultada:
http://educacao.uol.com.br/biografias/amedeo-avogadro.jhtm
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/biografia-avogadro/amedeo-avogrado-1.php


Equipe:
Caio nº 03
Fernando nº 08
Jameson nº 18
Matheus nº32
Nathan nº44

2 comentários:

  1. Parabéns para equipe pela presteza sucinta da bibliografia do grande mestre que nos trouxe consciência na linha da ciência....
    Sou Farmacêutico e bioquímico e ministrei por muito tempo química e farmacognosia numa grande Universidade -UFF.

    ResponderExcluir
  2. Realmente este site está ficando cada vez melhor. Não poderia passar sem vos parabenizar.
    Congratulation

    ResponderExcluir