segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Contribuições científicas de Avogadro

Avogadro trouxe importantes contribuições para a Química.
Ele:

foi um dos primeiros cientistas a fazer a distinção entre átomos e moléculas;
foi ele que demonstrou pela primeira vez que muitos gases são formados por moléculas que contém mais de um átomo como por exemplo H2, O2 e Cl2, fundamental para a compreensão de sua hipótese;
criou a lei: volumes iguais de quaisquer dois gases na mesma temperatura e
pressão contêm o mesmo número de partículas. Na sua famosa Lei,Avogadro explicou a lei dos volumes das combinações de gases de Gay-Lussac;
estabeleceu a fórmula da água como H2O ao invés de HO (o que se pensava na época);
distinguiu massas moleculares de massas atômicas, e permitiu o cálculo de massas atômicas sem precisar de recorrer às regras impostas por John Dalton.

De acordo com o princípio de Avogadro, é possível determinar o número de partículas em uma molécula de qualquer substância, para isso ele determinou o número de Avogadro (ou constante de Avogadro).

O número de Avogadro, cauculado em 1965 com precisão, é uma constante física fundamental que representa um mol de quaisquer entidades elementares (átomos, moléculas, íons, elétrons, outras partículas) e tem o valor 6,02 × 1023. Foi definido a partir do número de átomos de carbono-12 em 12 gramas (0,012 kg) de carbono-12, o que é, aproximadamente, igual a 6,02 × 1023.

O Volume de Avogadro é o volume ocupado por 1 mol de qualquer gás, nas condições normais de temperatura e pressão (273 K e 1 atm). Nessas condições, seu valor, calculado pelo físico austríaco Joseph Loschmidt (1821 – 1895), é 22,412 litros.

Conhecendo a constante de Avogadro e a massa atômica de um elemento, é possível calcular a massa em gramas de um único átomo.Avogadro tornou comum o uso da matemática em química, e pode ser considerado um dos fundadores da
Físico-Química.




Avogadro distinguiu átomos de moléculas, e lançou a sua famosa lei de que volumes iguais de quaisquer gases nas CNTP têm o mesmo número de partículas.




Número de Avogadro



Exemplificação da lei de Avogadro


Bibliografia consultada:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/biografia-avogadro/amedeo-avogrado-1.php
http://educacao.uol.com.br/biografias/amedeo-avogadro.jhtm
http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/amedeo-avogadro.htm



Equipe:
Caio nº 03
Fernando nº 08
Jameson nº 18
Matheus nº 32
Nathan nº 44

Nenhum comentário:

Postar um comentário